Como armazenar acido sulfúrico a 98%

Esta pagina tem o objetivo de lhe informar sobre conhecimentos de acido sulfúrico nas concentrações de 10% a 98% bem como o seu armazenamento com segurança.

Os tanques de armazenamento de ácido sulfúrico a Mabily fabrica em POLIETILENO que são excelentes para concentrações de 98% e também fabricamos em polipropileno nas concentrações mais baixas, a densidade do acido chega a 1,9 no caso o acido sulfúrico a 98% de concentração. A contenção secundária é necessária. o acido sua formula H₂SO₄ é melhor armazenado longe da luz solar .
A Mabily fabrica tanques plásticos com dupla parede para armazenamento seguro e adequado se acido sulfúrico 10% a acido sulfúrico a 98% de concentração com capacidades que variam de 250 litros a 10000 litros na concentração de 98% fabricamos apenas em polietileno que e excelente conforme você vai aprender nesse artigo e concentrações menores podemos fabricar em
polipropileno, verifique aqui nessa pagina click aqui.

O acido sulfúrico tem a fórmula química H₂SO₄ conhecido também com ácido de bateria ou dihidrogênio sulfato.
Utilizado principalmente para fabricar ácido fosfórico e fertilizantes fosfatados, baterias de chumbo-ácido para veículos, entre muitos outros outros produtos químicos.
Os órgãos reguladores descrevem o manuseio correto e seu armazenamento
A escolha do tanque correto para armazenamento de acido sulfúrico dependem das concentrações de ácido sulfúrico venha a ter e com isso vai ser dimensionado o tanque de armazenamento
A aprovação dos fabricantes de tanques de armazenamento deve ser adquirida antes das aplicações de ácido sulfúrico

Mas afinal o que e ácido sulfúrico?

Sobre o ácido sulfúrico é um ácido inorgânico muito corrosivo e amplamente produzido, usado em uma vasta serie de indústrias. A fórmula química do ácido é H2SO4. o acido sulfúrico principalmente na concentração de 98% é um ácido mineral diprótico forte que é considerado "pesado" devido à sua alta densidade. As soluções químicas de ácido sulfúrico são muito reativas e expressam riscos eminentes e reais que devem ser considerados durante o manuseio e armazenamento por isso deve-se fortemente considerar aquisição de um tanque de armazenamento parede dupla, principalmente o acido sulfúrico a 98%.

Os perigos do ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico é capaz de ter reações perigosas e é perigoso para a saúde humana (risco fatal pode facilmente trancar as vias respiratórias ). O ácido em suas reações libera hidrogênio. O ácido sulfúrico como um oxidante potente é capaz de oxidar certos produtos, como alguns metais, e tem grande afinidade e reatividade com a água. A reatividade entre o ácido sulfúrico e a água é exotérmica ( geração de muito calor) e é tão grande que a reação pode ser incrivelmente violenta e, consequentemente, perigosa, especialmente em concentrações superiores a 80%. Esta reação exotérmica sobre a diluição ou mistura de ácido sulfúrico com água ou outros produtos químicos pode gerar quantidades consideráveis ​​de calor e pode potencialmente esquentar a solução a níveis perigosos para o tanque de armazenamento ou mesmo equipamentos associados com tubulação, bombas e afins.

Como armazenar acido sulfúrico 98% e outras concentrações de forma segura e adequada?

O ácido sulfúrico deve ser armazenado em tanques fabricados de materiais muito resistentes à corrosão que vai garantir a qualidade da segurança, estabilidade e longevidade de vida do tanque de armazenamento. Os fatores, especificações podem mudar dependendo do percentual de concentração específica da solução de acido sulfúrico. Se não for armazenado em tanques adequados a corrosão vai se iniciar sobre o tanque de armazenamento colocar em risco a integridade estrutural do tanque vai ser comprometida, o que pode causar uma violação de contenção levando a preocupações de segurança potencialmente significativas e reparos caros desde a troca do equipamento e também seu esvaziamento emergencial. Ao avaliar os tanques de armazenamento, se ocorrerá mistura ou diluição de soluções de acido sulfúrico também deve ser considerado devido à reação exotérmica que pode ocorrer e aquecer muito o acido e o tanque de armazenamento.

O ácido sulfúrico tem que ser armazenado em local de ambiente fresco e seco também longe da luz solar, calor e fontes de ignição, e que seja separado de materiais incompatíveis ou melhor dizendo não compatíveis, materiais que não combinam e não podem se misturar com o acido sulfúrico seja a 10% ou mesmo acido sulfúrico a 98%. O armazenamento de acido sulfúrico deve empregar medidas se segurança utilizando tanques de contenção ou ate melhor tanques parede dupla, nesse caso a Mabily pode fabricar tanques parede dupla, click aqui para ver mais e com isso mitigar satisfatoriamente as preocupações com a exposição no caso de vazamento do tanque principal ele equalizara no tanque parede dupla ou tanque com contenção convencional. A inspeção e manutenção do tanque deve ser garantida e empregada para o armazenamento bem-sucedido do ácido sulfúrico, o tanque pode possuir sensores bem como na bacia de contenção ou mesmo no caso de tanque duplo pode possuir sensores no meio entre os tanques.

Sobre os tipos de materiais que utilizados no armazenado o acido sulfúrico e algumas considerações de cada material.

Tem diversas considerações que devem ser feitas ao armazenar maiores volumes do ácido sulfúrico. Sobre a  concentração e o volume de produtos químicos sempre estão dentre as maiores preocupações devido ao estresse químico do peso/densidade elevada do acido sulfúrico e ao potencial de ocorrência de atividade corrosiva no tanque de retenção. A revisão de engenharia é recomendada ao armazenar mais de 15 mil litros em ácido sulfúrico concentrado devido ao aumento da carga de peso principalmente acido sulfúrico a 98% e fadiga do tanque mais riscos devido a um vazamento em potencial. Agora vamos comentar exatamente sobre os principais materiais para armazenamento de acido sulfúrico.

Tanques de armazenamento de acido sulfúrico fabricados em aço carbono

Os tanques de armazenamento de acido sulfúrico fabricados em aço carbono são a escolha comum de tanque para armazenar grandes quantidades acima de 15000 litros. Os tanques de aço carbono são conhecidos como mais eficazes no armazenamento de soluções de ácido sulfúrico concentrado acima de 93%. Devido ao aumento do teor de água da solução com a diminuição da concentração de acido sulfúrico, permitindo que uma maior reatividade ocorra entre o ácido e o tanque de armazenamento de aço. Deve-se sempre lembrar que teor de água de qualquer concentração abaixo de 93% permitirá um aumento na atividade corrosiva nos tanques de armazenamento fabricados em aço carbono . Sabendo disso, tanques de aço carbono com até 77% de acido sulfúrico ainda são bem-sucedidos no armazenamento de ácido. As temperaturas devem ser mantidas abaixo sempre menor que  37° graus.

Mesmo sendo um material compatível, o ácido sulfúrico em concentrações recomendadas e temperaturas normais ainda causará um corrosão gradual que deve-se sempre ficar atento. sobre as inspeções e manutenção regulares dos tanques sempre são muito importantes para a manutenção dos tanques de ácido sulfúrico de aço carbono. De preocupação adicional de armazenamento, esta reatividade entre o aço carbono e o acido sulfúrico pode gerar gás de hidrogênio e sulfato de ferro.

Sobre o gás hidrogênio é inflamável e o acúmulo do gás pode ser potencialmente explosivo essa questão tem que ser levado muito em consideração. Sistemas de ventilação são um requisito para aço carbono e ácido sulfúrico para evitar o acúmulo de gás hidrogênio acima da lamina. Plásticos como o PVC são os materiais mais recomendados para respiros de gases emitidos pelo ácido sulfúrico. Ventiladores de aço carbono não são recomendados devido ao acumulo em potencial de produção de sulfato de ferro na tubulação.
Fora tudo que já se sabe sulfato de ferro é uma formação em precipitado que se estabelecerá na solução de ácido sulfúrico e nos sistemas de tanques. O acúmulo de sulfato de ferro é um problema de pureza e o acúmulo pode causar problemas nas tubulações ou ate mesmo nos sistemas de bombas.

Tanques de polietileno HDPE e XLPE

Essa solução em tanque de polietileno (parede dupla para acido sulfúrico a 98% ou mesmo menas concentração com material em polipropileno você pode ver nesse link aqui

Os Tanques de polietileno HDPE(US/EUR)=PEAD(BR) são comuns usados ​​para armazenar volumes de ácido sulfúrico 30.000 litros (nos da Mabily fabricamos em parede dupla ate 10000 litros) são excelentes neste uso, pois são tanques de polietileno de alta densidade ( HDPE ). no caso de acido sulfúrico em concentração de 1,9 aprox: o tanque deve ser superdimensionado para essa densidade e que possua uma contenção seja um tanque com parde dupla ou uma contenção convencional. Um benefício do uso de termoplásticos como polipropileno ou polietileno para armazenamento de ácido sulfúrico é que tais materiais não são reativos com acido sulfúrico dentro de sua classe suportada de concentração, como o aço dos tanques de aço carbono e portanto e um detalhe principal entre a escolha de um tanque de aço ou de plastico polietileno ou polipropileno é a produção de gás hidrogênio e sulfato de ferro que nos tanques termo-plásticos não acontece.

Observação importante: os tanques de polietileno reticulado ( XLPE ) não são recomendados para armazenamento de ácido sulfúrico . Essa recomendação é especialmente mantida para concentrações fortes de acido sulfúrico devido a estudos que indicaram falha com o material XLPE após 6 meses de armazenamento de acido sulfúrico a 98%, mesmo em temperaturas baixas. Já os tanques de HDPE que nos da Mabily podemos fabricar para sua empresa sendo um tanque com parede dupla ou mesmo bacia de contenção convencional, são bem sucedidos no armazenamento de ácido sulfúrico.
Também muito importante que flanges seja de CPVC, juntas de viton e que os parafusos sejam banhados a níquel para aguentar a corrosão, então não são indicados parafusos de aço inoxidável 304 ou mesmo 316L e vamos alem nem mesmo titânio.

A temperatura máxima de serviço em tanques de HDPE atinge o pico em torno de 54,44°. Isso é importante saber quando um tanque de polietileno vai ser usado para armazenamento de acido sulfúrico, pois a diluição ou mistura de ácido sulfúrico concentrado pode elevar as temperaturas até e além dessa faixa de temperatura. Devido a preocupações a essas temperaturas elevadas, a diluição de ácido sulfúrico concentrado em tanques de armazenamento de plástico seja polietileno ou polipropileno não é recomendada, exceto sob rígidos controles de temperatura e um projeto de engenharia aplicado a isso, métodos e mecanismos que permitem que seja realizada com sucesso essa diluição de acido sulfúrico em tanques de polipropileno ou polietileno. Recomenda-se comprar acido sulfúrico pré-diluído se soluções menos concentradas forem necessárias para serem armazenado em tanques de polipropileno ou polietileno.

Se os tanques de armazenamento de acido sulfúrico ficarem ao tempo recomenda-se que esses tanques de polietileno sejam formulados com estabilizadores de UV, no entanto isso já e uma rotina comum em todos os fornecedores de chapas para fabricação de tanques de polietileno ou polipropileno nesse caso os tanques podem também ficar abrigados para ajudar na integridade e na vida útil do tanque de armazenamento de acido sulfúrico 98% ou menos. 

Tanque de plastico laminado com fibra de vidro

Os tanques de de plastico laminado com fibra de vidro podem armazenar acido sulfúrico ate uma concentração de 80% não mais que isso, pois se for armazenado acido sulfúrico com concentrações maiores que 80% começa a corroer a resina de éster vinil dos tanques de plastico laminado com fibra de vidro. principalmente se a temperatura aumentar acima de 37,38°a 48,89 graus se inicia-se a corrosão e bem como maiores temperaturas também, o que é principalmente uma grande problema caso a diluição de acido sulfúrico seja levada em consideração, neste caso pode-se buscar outras soluções. a água com ácido sulfúrico produz calor significativo e se as temperaturas subirem acima dos limites, a estabilidade da estrutura do do tanque pode ser seriamente comprometida. então com esses problemas que podem ocorrer, diluir de ácido sulfúrico em tanques de de plastico laminado com fibra de vidro não é recomendada mas sim buscar uma alternativa a isso já armazenar o acido sulfúrico na concentração desejada pode ser  uma opção.

Armazenamento de acido bem adequado :

Os tanques de Polietileno podem armazenar com sucesso toda a gama de concentrações de ácido sulfúrico seja na concentração de 10% ou na concentração mais critica de 98%, porem em tanques de polietileno nos da Mabily fabricamos ate 10000 litros com sendo um tanque parede dupla.
Tanques de aço carbono são comuns para quantidades de acido sulfúrico para volumes maiores que 30000 litros. 
A temperatura gerada a partir de mistura,reações,  ou mesmo a diluição do acido sulfúrico tem que ser controlado e monitorado adequadamente.
Os componentes, acessórios auxiliares devem ser escolhidos de forma adequada e ate mesmo superdimensionada.
Tanques de parede dupla são altamente recomendados para tanques de armazenamento fabricados em polietileno, ai que podemos lhe ajudar a Mabily pode fabricar tanques com parede dupla de 250 a 1000 litros, basta visitar essa pagina clicando aqui.

Tabela de compatibilidade de materiais com acido sulfúrico

Agora uma das partes mais importantes, ao projetar um tanque para armazenamento de acido sulfúrico, em muitas situações se utiliza de acessórios, parafusos e entre outros itens e cada item deve ser compatível com acido sulfúrico de forma adequada.

Para que você possa entender a tabela abaixo os materiais foram classificados da seguinte forma:
Excelente, Não utilizar, Regular/moderado,Bom/regular para bom  quando submetidos a cada faixa de concentração que varia de 0/10-10/75-75/100.
Numa lista de premiação a classificação para saber oque e melhor e pior fica dessa forma abaixo
1° lugar: Excelente
2° lugar: Bom/regular para bom
3° lugar: Regular/moderado
4° lugar: Não utilizar

Material Concentração 0 a 10% Concentração 10 a 75% Concentração 75 a 100%
Polietileno Excelente Excelente Excelente
Teflon Excelente Excelente Excelente
PVDF Excelente Excelente Excelente
PTFE Excelente Excelente Excelente
VITON Excelente Excelente Excelente
Polipropileno Excelente Excelente Regular/moderado
CPVC Excelente Excelente Regular/moderado
PVC Excelente Excelente Regular/moderado
Nylon Regular/moderado Não utilizar Não utilizar
Neoprene Bom/regular para bom Bom/regular para bom Não utilizar
Fibra de vidro Excelente Bom/regular para bom Não utilizar
EPDM Excelente Bom/regular para bom Bom/regular para bom
Alumínio Regular/moderado Não utilizar Não utilizar
Titânio Não utilizar Não utilizar Não utilizar
Latão Não utilizar Não utilizar Não utilizar
Inox 304 Não utilizar Não utilizar Regular/moderado
Inox 316 Bom/regular para bom Não utilizar Não utilizar
Hastelloy-C Bom/regular para bom Bom/regular para bom Bom/regular para bom
XLPE polietileno reticulado Excelente Excelente Bom/regular para bom


Sistema de contenção para acido sulfúrico

O armazenamento de acido sulfúrico em todas as suas concentrações seja a 10% ou a 98% devem conter um sistema de contenção em caso de vazamento do tanque, listo abaixo três formas de contenções para tanques de acido sulfúrico.

1° A contenção mais utilizada e feita de alvenaria, a mesma deve-se impermeabilizar com material adequado compatível com a concentração do acido sulfúrico armazenado, seja com produtos químicos compatíveis ou mesmo revestimentos plásticos, pois o acido sulfúrico ataca fortemente  a alvenaria, por exemplo revestir com chapas de polietileno em qualquer concentração ou polipropileno se a concentração não for elevada.

2° Contenção fabricada com próprio material do tanque no caso sendo um tanque de polietileno ou polipropileno pode fabricar a bacia de contenção nas mesmas medidas que poderia fazer em alvenaria.

3° Como as bacias de contenções convencionais ocupam um bom espaço que por muitas vezes pode fazer falta, nos da Mabily podemos fabricar um tanque de polietileno para qualquer concentração ou tanque de polipropileno para armazenamento de acido sulfúrico para concentrações não elevadas, mas esse tanque sendo parede dupla, um tanque dentro do outro, desta forma se economiza muito espaço, a contenção auxiliar não aglomera sujeira e tem fácil instalação de equipamentos de monitoramento contra vazamento visite clicando aqui nossa pagina de tanques de armazenamento com parede dupla.

Sobre a loja

Mabily, fabricamos e comercializamos equipamentos industriais fabricados em polipropileno, tanques de polipropileno, tanques de mistura, tanques de armazenamento vertical e horizontal, bombas centrifugas em polipropileno, bombas dosadoras entre outros equipamentos industriais.

Social
Pague com
  • Pix
  • PagHiper
Selos

Mabily - CNPJ: 26.203.328/0001-07 © Todos os direitos reservados. 2022

Fale Conosco pelo WhatsApp